Conaf Brasil

INCRA firma parceria com o INAD e garante Crédito Habitação para agricultores familiares do Nordeste

A moradia é um direito constitucional e cabe à União, estados e municípios promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

Partindo deste pressuposto, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), firmou parceria com o INAD (Instituto Nacional de Inovação de Desenvolvimento Sustentável). O resultado desta parceria, oficializada por meio de termo de cooperação técnica, é a garantia de Crédito Habitação do referido órgão público, para agricultores familiares do Nordeste. A informação é do presidente do INAD, Gedir Santos Ferreira. De acordo com ele, estão sendo construídas no momento, 465 residências rurais, que se encontram em fase de acabamento e 148 com a primeira etapa em andamento.

Ao todo, são 613 famílias de agricultores familiares pertencentes aos estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piaui e Pará, que serão contempladas na conclusão da etapa final do projeto de habitação. Cada unidade habitacional sai pelo valor de R$ 34.000,00, e possui área de construção de 48 metros quadrados.

Para Gedir Santos, a expectativa é de que sejam autorizadas pelo INCRA, a contratação de mais duas mil casas pelo INAD, para construção no Brasil, nos próximos dias. O líder do Agronegócio Familiar brasileiro, aproveitou para enaltecer a atuação das Superintendências do INCRA nos estados mencionados.

Cidadania/Articulação Social

Além de destacar o trabalho do INCRA, sobretudo na região Nordeste, Gedir fez questão de enaltecer a liderança e a atuação exímia de Ivonice Aires Campos Dias, Secretária de Articulação do Ministério da Cidadania. Ele também destacou o papel relevante de Igor Felipe Araújo, Secretário Especial de Articulação Social/Secretaria de Governo da Presidência da República, no encaminhamento de relevantes projetos e parcerias com governo federal, com foco no Agronegócio Familiar, envolvendo a CONAF (Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil), bem como o INAD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *