Valor Comunica / Luiz Cabrine.
MONTES CLAROS – A cerimônia de posse do professor Brunno Souto como Secretário Nacional de Educação da CONAF, foi marcada por um clima de otimismo e expectativa.
A CONAF (Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil), reconhecida como uma das principais entidades representativas do setor agrícola familiar no Brasil, aposta no conhecimento e experiência do professor Brunno para fortalecer as políticas públicas voltadas para a educação no campo.
O evento aconteceu no Museu do Norte de Minas, localizado em Montes Claros, no último dia 11 de dezembro e reuniu autoridades e representantes de diferentes segmentos da sociedade montes-clarense e regional. O presidente da CONAF, Gedir Santos Ferreira, destacou a importância da posse do professor Brunno Souto e ressaltou que a educação no campo é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
O evento também contou com representantes do Legislativo Municipal, Executivo, Exército, Polícia Militar, 2° Terno de São Benedito, tradicional grupo de cultura de Montes Claros, Secretários nacionais da referida confederação, Luiz Cabrine (Comunicação e Meio Ambiente) e Ilma Queiroz (Cultura), além dos assessores especiais, Carlos Eustáquio e Armênio Pereira, entre outros.
A diversidade de participantes reflete a importância e o reconhecimento dado ao trabalho realizado pela Conaf em sua gestão inovadora.
Durante o discurso de posse, o professor Brunno Souto destacou a importância de investir na educação no campo como forma de promover a inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável das comunidades rurais.
Ele acredita que todas as respostas para o futuro da agricultura familiar no Brasil, que ora tem sua estrutura negligenciada, estão na educação. Souto defendeu que essa pauta seja levada para as escolas.
CONAF tem um papel fundamental na articulação entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil para promover ações efetivas em prol da educação no campo.
CONAF / Educação Singular
Após a cerimônia de posse, o professor Brunno Souto iniciou seu mandato e já anunciou em primeira mão, o Projeto CONAF / Educação Singular que contemplará sua gestão à frente da Secretaria Nacional de Educação da referida confederação. Serão beneficiados, os próprios produtores da agricultura familiar, comunidades quilombolas, ribeirinhos, povos tradicionais e outros.
A posse do professor Brunno Souto como Secretário Nacional de Educação da CONAF representa um avanço significativo para a agricultura familiar no Brasil. Sua experiência e compromisso com a educação no campo são elementos essenciais para impulsionar políticas públicas que garantam o acesso a uma educação de qualidade, humanizada, também como valor cultural promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
Inovação e conhecimento
Para Gedir Santos, a criação da pasta da Educação na estrutura organizacional da CONAF representa inovação e mais conhecimento dentro da confederação, bem como na vida dos agricultores familiares.