Conaf Brasil

EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR PRESIDENTE DA CONAF, GEDIR SANTOS, CUMPRE AGENDAS EM BRASÍLIA

Na semana passada o Presidente da CONAF (Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil), No início deste mês, o Presidente da CONAF (Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil), Gedir Santos Ferreira, cumpriu importantes agendas em Brasília, capital federal. Na terça-feira, 03, ele se reuniu com o Secretário-Adjunto da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV), e o Chefe de Gabinete do Ministro-Chefe da pasta, Edgar Ribeiro. A pauta foi a operacionalização efetiva de crédito rural para o setor produtivo da Agricultura Familiar, através da Caixa Econômica Federal/Caixa Agro.

Na quarta-feira, 04, o dirigente da Conaf cumpriu agenda com Ivonice Campos Dias, Secretária de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania. Na oportunidade, Gedir reforçou pleitos da confederação junto ao ministério, como a liberação de recursos de fomento do Governo Federal para inclusão produtiva de mulheres agriculturas familiares de municípios do Norte de Minas Gerais, e do Nordeste. Consta, inda da pauta, tratativas sobre parcerias empreendedoras envolvendo a Conaf e investidores privados, que demonstraram interesse em empreender no Agronegócio familiar. A proposta visa a geração de emprego e renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade vida de homens e mulheres que atuam na agricultura familiar, diariamente, para alimentar o Brasil.

Na quinta-feira, 05, novamente com a secretária Ivonice do Ministério da Cidadania, o presidente da Conaf, Gedir Santos, conheceu o pesquisador da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Edson Raimundo Alves, oportunidade em que trataram sobre parceria, com foco no agro familiar, que prevê a implementação de vitrines de exposição de tecnologias no campo, um projeto bastante inovador. Também no dia 05, Gedir foi recebido por diretores da Caixa Econômica Federal, Cristinambabi dos Anjos, Diretor de Operações e Contratos, Heitor Souza Cunha, Diretor de Adimplência e Negócios Especializados de Varejo e Jaime Daniel da Silva, Superintendente Nacional de Agronegócio. A pauta da reunião mais uma vez, foi a operacionalização do crédito rural para o agricultor familiar, além da modalidade de custeio e parceria entre Caixa e Conaf, com o objetivo de facilitar a relação entre a instituição de fomento e agricultores familiares.

Durante a reunião na Caixa, o Secretário de Políticas institucionais da CONAF, Rômulo Amaral, fez importante explanação sobre a atuação da referida instituição e da Cooperativa Agroindustrial do Alto Uruguai (Cotrimaio), do Rio Grande do Sul no âmbito de suas competências, na Caixa Econômica Federal. Amaral também reforçou o posicionamento do presidente  Gedir, quanto à necessidade de parceria entre Caixa e CONAF, como forma de encurtar a distância entre o banco de fomento e o agricultor familiar. Além do secretário Rômulo, o presidente esteve acompanhado dos assessores Luiz Carlos Cerqueira Santos, Secretário Nacional de Comunicação, Carlos Eustáquio de Oliveira, Assessor Especial da Presidência, e Varlen Vinícius. 

Em seguida a agenda final foi com o Subsecretário de Política Agrícola do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), José Ângelo e dois representantes da pasta. O assunto debatido foi o financiamento da Agricultura Familiarpelo mercado de capital e instituições públicas de fomento, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Nordeste.